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PROJETO: “AÇÕES PREVENTIVAS E EDUCATIVAS”

 

JUSTIFICATIVA: Sendo a escola um recorte da sociedade na qual está inserida, ela não está imune às tensões e desequilíbrios da sociedade envolvente. A indisciplina que atualmente perturba a vida de muitas escolas é um reflexo dos conflitos e da violência que se propaga na sociedade em geral. Mediante o aumento da violência que passou a fazer parte do cotidiano das nossas escolas, há necessidade da construção de um projeto em que possam evidenciar experiências de respeitar e ser respeitado.

OBJETIVO: Vivenciar e valorizar o respeito mútuo entre os integrantes da comunidade escolar, com intuito de desenvolver nos alunos atitudes que repudiem situações de desrespeito, como o preconceito, o bullyng e a violência dentro e fora da escola.

RESPONSÁVEL PELO PROJETO: 
DE - Comissão de Gestão: Dirigente Regional - Iara Rodrigues. Supervisores: Maria Angela, Neiva e Ronério. PCOPs: Cleonice, Denise, Márcia Magali e Viviani.
UE - Comissão de Gestão: Equipe Gestora, Professor Mediador, Professor com perfil de liderança, Grêmio Estudantil, dois representantes de Funcionários e um Pai de aluno.

CRONOGRAMA

31/05/2011 - Reunião com  Dirigente, Supervisores e PCOP para definir Comissão de Gestão.
O projeto idealizado pela Diretoria de Ensino de Votorantim tem como objetivo geral, vivenciar e valorizar o respeito mútuo entre os integrantes da comunidade escolar, com o intuito de desenvolver nos alunos atitudes que repudiem situações de desrespeito como o preconceito, o bullyng e a violência dentro e fora da escola. A Comissão de Gestão da Diretoria de Ensino ficou estabelecida da seguinte maneira: Dirigente Regional Iara. Supervisores: Maria Angela, Neiva e Ronério. PCOP: Cleonice, Denise, Márcia Magali e Viviani.

02/06/2011 - Reunião da Comissão de Gestão para elaboração do Projeto.


A justificativa de um Projeto de Ações Preventivas e Educativas, se faz necessário tendo em vista, sendo a escola um recorte da sociedade na qual está inserida, ela não está imune às tensões e desequilíbrios da sociedade envolvente. A indisciplina que atualmente perturba a vida de muitas escolas é um reflexo dos conflitos e da violência que se propaga na sociedade em geral. Mediante o aumento da violência que passou a fazer parte do cotidiano das nossas escolas, há necessidade da construção de um projeto em que possam evidenciar experiências de respeitar e ser respeitado.

03/06/2011 - Reunião da Comissão de Gestão para organização da Pauta.

Objetivos: Mobilizar a comunidade escolar para promover ações no sentido de conter os atos de violência do cotidiano escolar.
Conteúdos:
  • Projeto: “Gentileza”.
  • Projeto: “Uma escola de qualidade se faz com respeito”.
  • Projeto: “Com licença,  Terra!”
  • Projeto: EE. JD. Daniel David Haddad 
  • Mensagem de sensibilização.
  • Texto: “Conflitos sim, violência não.”- Izabel Galvão.
  •  Vídeo Assembléia Escolar. 
  • PCN/Temas Transversais – Ética.
  • Apresentação - Projeto “Ações Preventivas e Educativas”.
06/06/2011 - Reunião da Comissão de Gestão e Diretores para apresentação do Projeto.


PRÁTICAS EXITOSAS: Depoimentos das Escolas

Projeto « GENTILEZA » EE PROF DANIEL VERANO
Projeto « UMA ESCOLA DE QUALIDADE SE FAZ COM RESPEITO » EE JARDIM PRIMAVERA
Projeto « COM LICENÇA, TERRA »  EE PROF. CARLOS AUGUSTO DE CAMARGO
ASSEMBLÉIA ESCOLAR - PCOP História: Cleonice

- Leitura e estudo do Texto “Conflitos sim, violência não.”- Izabel Galvão.
- Apresentação das etapas para organização da Assembléia de Classe.
- Exibição do vídeo: Assembléia Escolar.


TEMAS  TRANSVERSAIS - ÉTICA - SUPERVISORA: Maria Angela
 
RESPEITO MÚTUO
Compreensão de que todas as pessoas precisam sentir-se respeitadas e que delas se exige
respeito.
Reconhecimento dos limites e possibilidades pessoais e alheias.
Identificação e repúdio de situações de desrespeito.
JUSTIÇA
Identificação, formulação e discussão de critérios de justiça para analisar situações na escola
e na sociedade.
Consideração de critérios de justiça para compreender, produzir e legitimar regras.
Identificação e repúdio de atitudes que violentam os direitos do ser humano.
SOLIDARIEDADE
Atuação compreensiva nas situações cotidianas.
Conhecimento de ações necessárias em situações específicas.
Repúdio a atitudes desleais, desrespeito, violência e omissão.
DIÁLOGO
Valorização do diálogo nas relações sociais.
Valorização das próprias ideias, disponibilidade para ouvir ideias e argumentos do outro e
reconhecimento da necessidade de rever pontos de vista.
Utilização do diálogo como instrumento de cooperação.
Transformação e enriquecimento do saber pessoal pelo diálogo.
08/06/2011 - Reunião da Comissão de Gestão e Professor Mediador
                       Apresentação do Projeto: "AÇÕES PREVENTIVAS E EDUCATIVAS"
OBJETIVOS:
- Integrar o Projeto de Ações Preventivas e Educativas da Diretoria de Ensino;
- Promover estudo sobre os Temas Transversais;
- Dinamizar e planejar as ações da Assembléia de Classe;
- Oportunizar ideias e sugestões de atividades;
- Planejar atividades que o PMEC pode realizar na escola;
- Socializar experiências entre os Professores Mediadores.
CONTEÚDOS:
- Projeto Ações Preventivas e Educativas da Diretoria de Ensino;
- Estudo em grupos sobre os conteúdos do tema transversal Ética;
- Socialização dos grupos;
- Texto: Experiências de assembléias de classe...
- Planejamento e organização das ações para implementar a assembléia de classe;
- Socialização de experiências da EE Dr. Afonso Vergueiro e EE Prof.ª Theodora de Camargo
Ayres.

16/06/2011 - Reunião da Comissão de Gestão, Diretores e Professor Mediador           

Precisamos educar para a paz e trabalhar pelo resgate da dignidade humana, ainda que pareça
utopia. Não podemos deixar que os bons sentimentos e os ideais sejam esmagados pelo cotidiano
triste e cinzento. A ideia é que sejamos plantadores de esperança e paz, pois “A paz não é um
objetivo a ser alcançado, a Paz é o caminho” (Gandhi)

OBJETIVOS
- Integrar as ações do Projeto de Ações Preventivas e Educativas;
- Planejar o processo de implantação da Assembleia de Classe;
- Compreender e organizar o funcionamento da Assembleia de Classe;
- Promover parceria com o Grêmio Estudantil nas ações do projeto.

CONTEÚDOS
- Vídeo de abertura;
- Leitura: A participação escolar como diálogo e ação cooperativa – PUIG. J. Et al;
- Grêmio Estudantil nas ações de Cultura de Paz – Supervisor Ronério e PCOP Márcia Magali;
- Procedimentos para a realização da assembleia;
- Perfil do mediador;
- O funcionamento das Assembleias Escolares.

16/06/2011 Reunião com Professores e membros do Grêmio Estudantil das Escolas


30/06/2011 - Parceiros das Ações Preventivas e Educativas da DE de Votorantim

Reunião com Diretores das  Escolas

Participação dos Representantes da CEI / SEE
Participação do Major Jardini e Sargento Carlos
Socialização dos Projetos das Escolas:

ü EE Profª Theodora de Camargo Ayres – Piedade
ü EE Prof Wilson Prestes Miramontes -Votorantim
ü EE Profª Selma Maria C C Martins - Votorantim
ü EE Comendador Pereira Inácio – Votorantim
üEE Senador José Ermírio de Moraes– Votorantim
üEE Jardim Primavera - Salto de Pirapora



21/07/2011 Parceiros das Ações Preventivas e Educativas da DE de Votorantim

                        As Escolas Estaduais de Piedade realizaram no período do Replanejamento uma palestra para seus educadorescomo parte do Projeto de Ações Preventivas e Educativas, com a presença da convidada Dra. Maria Lúcia de Amorim Soares, Professora dos Cursos de Doutorado e Mestrado  em Educação e Mestrado em  Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. A professora Maria Lúcia,  atuou na Rede Pública Estadual em Piedade, junto a Escola Estadual Professor Carlos Augusto de Camargo, durante 38 anos, é referência teórica nacional e internacional de numerosos trabalhos científicos publicados no Brasil e no exterior. Sua próxima publicação estará dentre as leituras que irão compor o Encontro Mundial ECO 2012,  Rio + 20 ,  que será realizado no Rio de Janeiro , 20 anos depois da ECO 92.  Dra. Maria Lúcia é  pesquisadora científica  na área das causas do desinteresse, da indisciplina, da incivilidade e da violência no contexto escolar.  Sua pesquisa, denominada A questão da indisciplina escolar na tensão modernidade e pós-modernidade, patrocinada pelo Governo do Estado de São Paulo, através da FAPESP, permeou a palestra proferida pela Dra. Maria Lúcia aos educadores presentes.