DINÂMICAS

Livros: DINÂMICAS DE REFLEXÃO E CONVIVÊNCIA

__________________________________________________________________

DESCOBRINDO OS OUTROS

Categorias: apresentação.

Objetivos: apresentação, integração e descontração.

N° de participantes: indicado para grupos com muitos participantes.

Material: música, microfone, folhas de papel, canetas e fita crepe.

Desenrolar: Cada participante recebe um pedaço de papel onde escreve informações pessoais que serão compartilhadas com as/os outras/os participantes (Ex: nome, cidade etc.). A escolha de quais serão essas informações depende do contexto em que o grupo se insere. Para a dinâmica ficar mais divertida, pode-se incluir alguma informação pessoal que normalmente não é usada em uma apresentação formal, por exemplo: superherói favorito, o animal que gostaria de ser, comida predileta etc. Essas folhas de papel devem ser coladas com fita crepe na barriga ou peito de cada participante. O  coordenador da brincadeira deverá falar ao microfone (considerando o grande número de pessoas) pedindo que as pessoas se agrupem segundo algo em comum. Por exemplo, primeiramente todos que tem a primeira letra do nome em comum devem se unir. Depois os que foram da mesma cidade ou os que têm a mesma profissão, o mesmo super herói etc. Nos intervalos em que as pessoas estão “se procurando” para se agrupar, é aconselhável deixar tocando uma música de fundo para dar um ar de descontração. Quando os grupos estiverem  formados, o coordenador brincar com cada grupo, perguntando o que os uniu. 
 
Regras do jogo: Nenhum participante deve mudar sua característica para se unir a algum grupo. Caso alguém tenha algo peculiar como uma comida predileta, o coordenador deve brincar com esse fato e não fazer a pessoa se inserir em um grupo similar.

Fases: os intervalos nos quais as pessoas “se procuram” devem durar de 3 a 5 minutos. 

A duração total da dinâmica é de 40 minutos.

__________________________________________________________________

SER REDE


Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a  união, participação, interdependência.

Objetivos: vivenciar o trabalho em rede.

N° de participantes: sem limite.

Material: fitas de tecido colorido de 60 cm de comprimento.
 
Regras do jogo: posicionar o grupo em filas paralelas umas as outras, como numa sala de aula convencional.

Desenrolar: Primeira fita significa o que se pode aprender com o grupo. Segunda fita significa o que a contribuição da pessoa para o grupo. Amarre a ponta direita da primeira fita na ponta da fita da pessoa ao seu lado direito. Depois, amarre a ponta da segunda fita no nó que acabou de fazer e a outra ponta, no nó da fileira a sua frente.
  
Rede pronta: brinque com as possibilidades das pessoas sentirem que qualquer movimento na rede influencia todos os elos. Ex: fileira da frente puxando a rede adiante. Pontas soltas: novas possibilidades de adesão à rede, etc.
__________________________________________________________________

DINÂMICA DO “FIM DO MUNDO”
Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com união, participação, interdependência.

Objetivos: Permite avaliar o funcionamento do próprio grupo.

N° de participantes: sem limite.

Material: fichas com o nome de casais de espécies da fauna (Cerrado, Mata Atlântica, etc), fita crepe.

Regras do jogo: não é permitido falar...

Desenrolar: Colar aleatoriamente as fichas nas costas dos participantes sem que estes saibam de que bicho se trata. Comunicar que o mundo vai se acabar em 10 minutos e os casais de bichos tem que ser formados para evitar essa tragédia e garantir as futuras proles para recolonizar a Terra.

Regra de ouro: NÃO É PERMITIDO FALAR.

Ao fim da dinâmica, todos os casais deverão estar formados senão o mundo explode!!! Após a dinâmica, retornar ao grupo com a discussão sobre o desenvolvimento da dinâmica: quantos casais foram formados? Quem ajudou quem? Houve cooperação? Somos um grupo interessado no coletivo ou apenas no “eu faço o meu papel”...
__________________________________________________________________

NAVEGAR É (IM) POSSÍVEL....

PARA TODOS!

Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a  união, participação, interdependência.

Objetivos: perceber e vivenciar o poder de realização coletiva; Navegar do “porto seguro” para o “ponto futuro”...todos juntos!

N° de participantes: sem limite.

Material: cadeiras, uma para cada participante; Um salão amplo ou ar livre; suficiente para acolher todo o Grupo, aparelho de som.

Regras do jogo: Nenhuma parte do corpo pode tocar o piso, incluindo calçados, roupa e qualquer outro tipo de material.

Desenrolar: O Grupo é organizado em pequenos Times (“barcos”) com aproximadamente o mesmo número de participantes. Idealmente, 4 Times. Cada Time é formado por “tripulantes” (pessoas), sentados cada um numa cadeira (“parte do barco”), lado a lado. Os Times formados são posicionados como lados de um grande quadrado (“porto seguro”), porem, deixando os cantos mais espaçados. Isto é, um “barco” não encosta no outro. Todos os barcos voltados para o centro do quadrado.  É importante criar uma atmosfera lúdica desde o início. Para isso, pode-se criar um enredo, um cenário adequado ao momento. Por exemplo, imaginando um grupo de velejadores sendo desafiados a realizar diferentes manobras para aperfeiçoar suas competências de navegação. 

1º Desafio: Cada barco deverá sair de seu “porto seguro” (posição de partida) e chegar no ponto futuro”. Isto é, navegar para o outro lado do quadrado, imediatamente à frente de cada respectivo barco. Todos os tripulantes devem chegar levando o próprio barco (as próprias cadeiras).
• Quando todos os barcos alcançarem seu “ponto futuro”, o desafio é vencido por todos!

Condições de Navegação: Imaginando que todo o piso do ambiente corresponde às águas de um oceano muito frio e povoado por tubarões, todos os barcos deverão navegar respeitando 2 condições:
a) Nenhuma parte do corpo pode tocar a água (o piso). Incluindo calçados, roupa e qualquer outro tipo de material. Afinal, a água é muuuito fria e cheia de TUBARÕES!!!
b) O barco (as cadeiras) não pode ser arrastado.

2º Desafio: Depois de todos os barcos terem alcançado o “ponto futuro”e celebrando essa conquista, desfiamos o Grupo, como um único Time, a se posicionar em ordem alfabética...respeitando as mesmas Condições de Navegação!!! 

Comemoração:  Um aspecto fundamental do Jogo Cooperativo é a comemoração de cada pequena-grande realização do grupo. Ao final do 2º. Desafio, convidamos todos os “tripulantes” (que a essa altura, provavelmente, estarão em pé sobre as cadeiras) a darem as mãos e “mergulharem” no oceano...agora com as águas aquecidas pelo calor compartilhado durante toda a Navegação (im) possível!

Re-Creação: Existem muitas variações para este jogo, para torná-lo mais desafiador e divertido. Vão desde a colocação de alguns obstáculos (“rodamoinhos”, “piratas”, furacões”, etc.), até a implementação de diferentes características de “tripulação”(vendar, amordaçar ou amarrar braços e pernas). Para facilitar o desafio para grupos mais jovens ou, na falta de cadeiras, podemos substituí-las, por folhas de jornal, abertas e estendidas no chão. Durante o Jogo é muito interessante também utilizar músicas relacionadas ao tema (ex.: “como uma onda no mar”- Lulu Santos). Até porque, depois de uma boa Navegação Cooperativa, provavelmente, “nada do que foi será do jeito que já foi um dia...”!


Toques: Esta “Navegação (im) possível” desafia as pessoas a sair de seu “porto seguro”e partir na direção do “ponto futuro”.É um Jogo Cooperativo muito potente porque estimula romper a inércia provocada pelo comodismo ou pela resignação. Este é um desafio que pode nos impulsionar na direção de realizar nossas mais essenciais aspirações e alcançar metas aparentemente (im) possíveis...desde que navegaremos orientados pela bússola da Cooperação. Jogos Cooperativos é uma forma de diálogo consciente e re-creativo, envolvendo a pessoa, o grupo, a humanidade e a Natureza, numa grande e ousada aventura pelo caminho do Encontro, em vez do confronto ou
da separação.   
__________________________________________________________________

“MASSAGEM COOPERATIVA”


Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a união, participação, interdependência.

Objetivos: sensibilização, aproximação.

N° de participantes: sem limite.

Material: aparelho de som.
 
Regras do jogo: posicionar o grupo em circulo formando uma fila sem começo nem fim.

Desenrolar: Todos em círculo, viramos para a direita (ou esquerda) para que todos massageiem e sejam massageados. Após terminar a massagem formam-se duplas e essas se manterão de mãos dadas e vão dialogar sobre o que trouxeram consigo que não deveriam  ter trazido, (podendo ser aspectos materiais e/ou sentimentais) e coisas que deveriam, ter trazido e não trouxeram.

__________________________________________________________________

DINÂMICA “ENTRE NÓS”


Categorias: jogo de cooperação. Trabalha com a união, participação, interdependência.

Objetivos: vivenciar as individualidades e as diferenças dentro do grupo.

N° de participantes: sem limite.

Material: aparelho de som.

Regras do jogo: posicionar o grupo em circulo formando uma fila sem começo nem fim.

Desenrolar: Formam-se duplas de mãos dadas, sem soltar as mãos, as duplas se movimentarão pelo espaço enquanto toca uma música. Quando a música parar, trocam-se os pares. Depois, unem-se as duplas formado quartetos, em seguida grupos de oito e assim por diante até a formação de um único grupo. Todos os movimentos devem ser realizados sem soltar as mãos, menos na primeira troca de duplas. 
__________________________________________________________________


DINÂMICA “DESCOBRIR O CÓDIGO”

Categorias: jogo de cooperação. 

Objetivos: Trabalha com a percepção e a comunicação não verbal, estimular o contato.

N° de participantes: sem limite.

Material: aparelho de som.
 
Regras do jogo: a única forma de comunicação é através do aperto de mãos.

Desenrolar: Cada pessoas deve escolher um número de 1 a 10, sem falar. Levantarão e irão procurar quem escolheu o mesmo número através de apertos de mãos. Ex: se eu escolhi o número 5 encontrarei uma pessoa e apertarei a mão dela com 5 toques leves. 
__________________________________________________________________