PROJETOS


Projeto Contextualizando a Interdisciplinaridade

EE  JD  DANIEL  DAVID  HADDAD
Profª Regina Alves dos Santos Ortega - Geografia
SALTO DE PIRAPORA / DEZ 2011


RELATÓRIO DE ENCERRAMENTO

O projeto Contextualizando a Interdisciplinaridade da EE Jd. Daniel David Haddad, de Salto de Pirapora, teve como base a Gincana do Saber desenvolvida durante o ano letivo de 2011 na nossa unidade escolar. Na gincana, os alunos foram avaliados durante o ano todo, considerando-se sua participação em classe e nas atividades extraclasse, que valeram nota e pontos.

Além das atividades específicas da disciplina de geografia, foram feitas atividades em grupos com tarefas que envolviam outras disciplinas, como artes, português, etc. Essas atividades entregues pelos grupos foram avaliadas pelos professores das outras áreas. Foram atividades como maquete, mascote, paródia, obra de arte, casais típicos das regiões brasileiras e passa ou repassa do conteúdo de geografia.

A gincana foi finalizada com a contagem dos pontos, com inclusão da média das notas de cada turma. O resultado final foi afixado no mural da escola, com a pontuação de cada classe. Os trabalhos da gincana elaborados pelos alunos fizeram parte da exposição da Feira Literária que a escola promoveu na semana passada.

As turmas campeãs foram premiadas com uma visita ao Museu de Geociências da USP, quando os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos mais importantes acervos do País nas áreas de geologia, mineralogia e paleontologia. São 45.000 amostras de minerais, minérios, gemas, rochas, espeleotemas, meteoritos e uma grande coleção de fósseis de importantes espécimes brasileiras. Ainda no museu da USP, um professor e geólogo fez uma palestra, em que explanou entre outros temas, a integração que existe entre a geografia, a arte, a história e a ciência. A explanação bastante didática do professor, deixou claro a todos como acontece essa interdisciplinaridade, que é justamente o objetivo proposto para esse projeto.

A seguir, exemplos das tarefas realizadas pelos grupos
--------------------------------------------------------------------------------
EE  JARDIM  DANIEL  DAVID  HADDAD

SALTO DE PIRAPORA

PROJETO GINCANA DO SABER

Disciplina de Geografia

Responsável: Profª Regina Alves dos Santos Ortega - Geografia
Participação em 2011: Profª Roseli Rosa - Inglês


O projeto Gincana do Saber é desenvolvido na EE Jardim Daniel David Haddad, de Salto de Pirapora, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse e o compromisso com as atividades escolares, incentivar a busca ao conhecimento, bem como os direitos e deveres e o exercício da cidadania. A proposta é utilizar diferentes materiais didáticos, com procedimentos variados: a preferência é por aqueles que integrem os diversos campos do conhecimento. Várias atividades pedagógicas, algumas extra-classe, são desenvolvidas durante o ano letivo para que esses objetivos sejam atingidos. No início do ano, os alunos recebem uma tabela com o regulamento e objetivo da gincana. Toda participação nas atividades propostas vale pontos e notas. No final de cada bimestre é feita a contagem dos pontos e exposta em painel e a classe vencedora daquele bimestre ganha um ponto na média (ou outra forma de premiação conforme critério a combinar). No final do ano letivo a classe campeã é contemplada com um passeio. A partir de uma prática pedagógica integradora, busca-se vincular os conteúdos escolares ao cotidiano e às demais disciplinas (interdisciplinaridade). Com isso, o projeto visa possibilitar a conexão entre a Geografia e outras disciplinas. Por exemplo:

-  Com Língua Portuguesa: Trabalhos com textos, seja para leitura, compreensão e interpretação, seja na produção individual, em duplas, em grupos e coletiva. Destacam-se as letras de canções e poemas, trechos da literatura, produção de cartas, relatos, etc.



-  Com Matemática: Trabalhos com escala, elaboração e leitura de gráficos, mapas, etc.

-   Com Ciências: A importância da posição dos astros para determinar as distâncias e os rumos a serem seguidos na navegação com o uso de astrolábios (modelos confeccionados e utilizados pelos próprios alunos), experimentos comprovando a evapotranspiração, formação de chuvas, coleta de diferentes tipos de rochas, conscientização sobre a preservação do meio ambiente, etc.

-  Com Artes: Na elaboração de painéis, recortes e colagens, mapas, desenhos, maquetes, experimentos de diferentes texturas, leitura, interpretação e reprodução de obras de artes, etc.


-  Com História: Em relatos de pessoas idosas (com pesquisa de campo no bairro), em análise de mapas, fotografias, jornais, revistas, vídeos, trechos de filmes e outros documentos anti-gos, etc.


-  Com Inglês: pesquisa de palavras utilizadas no dia a dia e elaboração de painéis com marcas, rótulos de produtos globais.

A seguir, o modelo da tabela de pontos utilizada para o desenvolvimento do projeto e fotos de algumas das atividades:

A cada participação você estará ganhando conhecimento e pontos, além de notas, é claro, pois o seu desempenho estará dando oportunidade para que o professor possa subsidiá-lo e aprimorar a sua aprendizagem.
Objetivo: despertar o interesse e compromisso com as atividades escola-res, bem como os direitos e deveres e o exercício da cidadania.
Público Alvo: alunos do ensino fundamental.

Duração: Durante todo o ano letivo.
Ao final de cada bimestre será feita a contagem dos pontos ganhos e perdidos. A classe vencedora ganhará um ponto na média do bimestre ou outra forma de premiação em reconhecimento ao desem-penho. Além disso, o professor terá um diagnóstico para sanar possíveis dificuldades e refletir sobre sua prática pedagógica.

EXEMPLOS DE ATIVIDADES EXTRA CLASSE


CONSCIENTIZAÇÃO: PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Cartão entregue pelos alunos junto com sementes de girassol à comunidade, simbolizando a importância da preservação ambiental, além de folder com exemplos de ações diárias e outras informações. 
Folder distribuído e explicado pelos alunos sobre temas ambientais no posto de saúde do bairro.
 Pessoas receberam as explicações nas ruas próximas
Em estabelecimentos comerciais 
 Comerciantes ouviram atentamente as explicações
 Professora e alguns dos alunos participantes da atividade

VISITA À NOVA PREFEITURA 5ªs SÉRIES
Modificação da paisagem nas proximidades da escola 

 Professores e alunos aguardam na sala de espera
Prefeito recebe os visitantes

EXPERIMENTO DO ASTROLÁBIO 
7ªs SÉRIES
 Prédio da nova Prefeitura, entre outros, foi um dos escolhidos pela sua altura
 Astrolábios confeccionados pelos próprios alunos são testados nas ruas


Aluno observa com seu astrolábio do ponto mais alto do prédio



EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS 5ªs SÉRIES
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO CICLO DAS ROCHAS, NOS ASSENTAMENTOS HUMANOS E A PRESENÇA DOS MINERAIS E DIFERENTES TIPOS DE ROCHAS 
PAINEL DE RESULTADO 
DA PONTUAÇÃO DA GINCANA POR BIMESTRE 
 
Pesquisas sobre o RS 6ªs SÉRIES
bandeira, comidas, expressões, música, etc. 
  

 PRODUTOS GLOBAIS 7ªs SÉRIES

PAINÉIS REPRESENTANDO A GLOBALIZAÇÃO COM A INFLUÊNCIA DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO MERCADO DE CONSUMO


PRESENÇA DA LÍNGUA INGLESA 
NO DIA A DIA DO BRASILEIRO  7ªs Séries 
Modificação da paisagem com a chegada das indústrias s SÉRIES

CARTAZES REPRESENTANDO PAISAGEM E MEMÓRIA RETRATADA DA INFÂNCIA DE PORTINARI NUMA FAZENDA DE CAFÉ EM SÃO PAULO

 5ªs SÉRIES
RESULTADO DE PESQUISA DAS DIFERENTES 
PAISAGENS POR CONTINENTES 

 MONTAGEM DE PAINEL DAS DIFERENTES 
PAISAGENS DA TERRA - 5ª SÉRIE

DEGUSTAÇÃO DE COMIDAS TÍPICAS 
DO RIO GRANDE DO SUL

arroz tropeiro e doces ambrosia e cufa - 6ªs SÉRIES



_____________________________________________________________________________

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
_____________________________________________________________________________

 
Objetivos: Oferecer aos alunos oportunidades de manifestar atitudes solidárias, humanas, respeitosas, resgatando na comunidade escolar a relação de afeto que se deve ter para com todos na escola e sensibilizando os alunos de modo que adotem uma postura adequada de convívio em grupo, que saibam refletir sobre suas próprias atitudes, e que sejam capazes de usar expressões como: por favor, muito obrigado (a) etc.

 
 
 
_____________________________________________________________________________

 
 
 
 
 
_____________________________________________________________________________

UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SE FAZ COM RESPEITO
JUSTIFICATIVA
          Construir uma educação de qualidade,  implica,  primeiramente, construir um ambiente saudável  para que a aprendizagem ocorra na plenitude. Assim,  além do espaço físico bem organizado e limpo, a valorização das relações interpessoais  é fator primordial para  o sucesso educacional.
         A proposta é  rediscutir as relações entre os diversos grupos sociais presentes na escola, com a participação autônoma de todos visando a construção coletiva de regras de convivência como respeito, solidariedade, afeto,  gentileza, responsabilidade, compromisso e comprometimento. 
OBJETIVOS
          Proporcionar a todos os grupos sociais pertencentes à escola a oportunidade de refletir sobre:
            •  O processo educacional;
            •  As relações interpessoais do cotidiano escolar;
            •   Os resultados obtidos nas atividades desenvolvidas.
METODOLOGIA
         O projeto será desenvolvido durante todo o ano letivo através ações permanentes com reuniões de classe, de professores, de funcionários, de pais e através de ações isoladas, sempre que necessário para discutir e resolver os conflitos que surgem nos grupos.
AÇÕES
Reunião com as classes: Após o termino de cada bimestre apresentar aos alunos os resultados obtidos, discutindo os avanços e as dificuldades encontradas e ao final, levantar com o  grupo as justificativas do rendimento insatisfatório. 
Reunião com grupos (alunos, professores, funcionários, pais) sempre que surgirem conflitos. Nessas reuniões  é apresentado o problema e os próprios interessados propõem as soluções, estabelecem regras e ações de melhoria. 
Reunião dos gestores: Todas as quintas feiras para análise das atividades cotidianas e planejamento da reunião do HTPC. 
Reunião com grupos (alunos, professores, funcionários, pais) sempre que surgirem conflitos. Nessas reuniões  é apresentado o problema e os próprios interessados propõem as soluções, estabelecem regras e ações de melhoria.
_____________________________________________________________________________

 JUSTIFICATIVA
                Sendo a escola um recorte da sociedade na qual está inserida , ela não está imune às tensões e desequilíbrios da sociedade envolvente. A disciplina que atualmente perturba a vida de muitas escolas é um reflexo dos conflitos e da violência que se propaga na sociedade em geral. Mediante o aumento da violência que passou a fazer parte do cotidiano das nossas escolas, há necessidade da construção de um projeto em que possa evidenciar experiências de respeitar e ser respeitado.

OBJETIVOS
Criar um espaço para reflexão e discussão de situações conflitantes em sala de aula;
- Vivenciar e valorizar o respeito mútuo entre os integrantes da comunidade escolar;
- Desenvolver nos alunos atitudes que repudiem situações de desrespeito como o preconceito, o bullyng e a violência dentro e fora da escola;
- Promover momentos de encontro com si mesmo, levando a perceber as conseqüências de suas atitudes;
- Desenvolver a democracia de forma efetiva.
... Histórico: 
Ano 01 – O Projeto Oficinando o Adolescer teve início no segundo semestre de 2009.
A equipe escolar percebendo o aumento da violência diante de situações conflitantes convoca os pais para uma reflexão na busca de um caminho para minimizar a situação. Acatando a sugestão de alguns pais a equipe decide elencar os alunos que por algum motivo havia se envolvido em situações de conflito na escola. Durante o conselho de série e classe estes alunos foram selecionados para passar por orientações.

Várias reuniões foram realizadas com o grupo. Muitos alunos mudaram sua postura na escola, mas ainda temos muito a avançar neste item. No final do ano foi realizado o FORUM: SOU DA PAZ. A Equipe Gestora convidou especialistas para desenvolver os temas considerados básicos para minimizar os problemas que a escola estava enfrentando. No Fórum aconteceu um circuito de palestras. Iniciou-se com o tema: DEUS NA NOSSA VIDA, em seguida: A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, o médico falou sobre; SEXUALIDADE E DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS e AS CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS PARA A VIDA E PARA A SOCIEDADE.

... Histórico: 
Ano 02 – Dando continuidade ao Projeto Oficinando o Adolescer - 2010.
Ano 03 – Durante o planejamento de 2011 a escola contou com a participação do Cabo Reis e do Cabo Marins, oferecendo palestra para professores pais e alunos com o tema: EDUCANDO PARA A VIDA. No mês de março foi realizada a primeira palestra com os pais e professores proferida pelo Cabo Reis e Cabo Marins. A palestra foi um sucesso e os pais presentes pediram outra em horário mais adequado. 
Em abril aconteceu a segunda palestra às dezenove horas contemplando um número bem maior de pais. Cento e sessenta e um pais participaram e aprovaram o trabalho desenvolvido pelo Cabo Reis, pedindo que a mesma fosse desenvolvida com seus filhos. Assim foi marcada a data para trabalhar com os alunos. No mês de maio com a valiosa participação do Cabo Reis (NOSSO ANJO DA GUARDA), todos os alunos tiveram acesso à palestra EDUCANDO PARA A VIDA. Os alunos foram divididos em dois grupos por faixa etária para adequação da linguagem. Grupo um: alunos até doze anos, Grupo dois: alunos acima de doze anos.
Em junho após a reunião com a Comissão de Gestão para a apresentação do Projeto da D.E. – Ações Preventivas e Educativas que ocorreu no dia 06/06/11, a Equipe Gestora iniciou imediatamente o trabalho reflexivo sobre as ações que a escola já desenvolveu e colocou em prática de forma experimental o trabalho sugerido que é: Assembléia de classe.
No dia 13/06/11 durante HTPC a equipe gestora reuniu os professores, inspetores de alunos e professores readaptados para fazer uma avaliação e reflexão sobre as ações já desenvolvidas e poder dar continuidade ao PROJETO OFICINANDO O ADOLESCER, dando um passo à frente. No dia 08/06/11 foi realizada a primeira Assembléia na 6ª série B, com a participação do Professor Conselheiro, os alunos representantes e a Diretora da Escola. No mesmo dia também foi realizada a Assembléia na 1ª série B do Ensino Médio, no mesmo formato.
No dia 20/06/11 durante o HTPC e com a participação da Supervisora Neiva, a equipe retomou a pauta desenvolvida no dia 13/06/11 aprofundando a reflexão sobre o funcionamento das Assembléias Escolares e elaborando um novo cronograma de ações para o 2º semestre.
 CRONOGRAMA - 2º SEMESTRE
Agosto
               Atividades: Assembléia – Tema: Felicitações
               Filme: O Toque do Anjo
          Objetivo: Valorizar o respeito mútuo entre os educandos e a comunidade escolar, promovendo reflexão nas atitudes.

Setembro
                Atividades: Assembléia – Tema: (Escolher)
                Filme: A corrente do Bem
                Objetivo: Mostrar e reafirmar que toda mudança inicia em nós mesmos.

Outubro
                Atividades: Assembléia – Tema ( escolher)
                Filme: - Como uma estrela toda criança é especial
                Objetivo: Um novo olhar para as diferenças.

Novembro

            Atividade:  Fórum “Sou da Paz”, convidado especial Cabo Reis, com o tema Educando para a Vida e depoimentos de pais e alunos.
            Objetivo – avaliação  e reflexão do trabalho desenvolvido durante o ano.